Algumas curiosidades sobre a maior festa do cinema! |
O Oscar ocorreu no dia 28/02 , e nós preparamos está lista para você, com as melhores curiosidades sobre este grande evento:
1) Somente em 1936, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passou a ser chamado de Oscar. Entre os diversos supostos criadores do nome, está a atriz Bette Davis. Ela afirma que seu marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr., era parecido com a estatueta.
2) A expressão The winner is… (O vencedor é…) foi substituída por “The Oscar goes to… (O Oscar vai para…), em 1989, para que não parecesse que os demais eram perdedores.
3) Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão à atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto eFernando Meirelles.
4) Em 1930 teve duas edições do Oscar, já em 1933 o evento não ocorreu.
5) Em 1956, o prêmio de melhor filme vai para Marty, do diretor Delbert Mann, que arrebata algumas conquistas inéditas. Além de ser baseado em um programa de televisão, foi a produção de menor duração (91 minutos) a ganhar uma estatueta.
6) Na categoria de melhor "filme de língua estrangeira," apenas um país latino-americano já conseguiu uma estatueta, por duas vezes: Argentina, com A História Oficial, em 1986, e O Segredo dos Seus Olhos, em 2010. A Itália e a França dividem a liderança nesta categoria: doze vitórias cada.
7) Os únicos filmes vencedores do Oscar de melhor filme a levar apenas uma estatueta foram A Melodia a Broadway, O Grande Motim e O Grande Hotel, sendo que este último não foi indicado a mais nenhuma categoria.
8) Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.
9) Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes que mais conquistaram prêmios, 11 estatuetas cada um.
10) As obras com mais indicações foram "A malvada"(1950) e Titanic (1997), com 14 cada. "A malvada" levou 6 troféus.
11) Woody Allen é o recordista em indicações ao prêmio de "Melhor Roteiro Original": o diretor concorreu 13 vezes na categoria, ganhando duas estatuetas ("Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e "Hannah e Suas Irmãs").
12) O filme "A Noite dos Desesperados"(1969) recebeu 9 indicações, e é o maior número de indicações que um filme já recebeu sem estar concorrendo ao maior prêmio da noite, o de "Melhor Filme".
13) "Lose Yourself", música do cantor norte-americano Eminem, foi o primeiro rap a vencer o Oscar de melhor canção, em 2003. Eminem, contudo, irritado com produção do evento, que pediu ao rapper para criar uma versão "light" da música, enviou o seu produtor Luis Resto, para receber a estatueta, enquanto ele mesmo ficou sentado em sua cadeira no evento.
14) Fran Walsh foi a única mulher até hoje a ganhar 3 estatuetas diferentes na mesma edição do Oscar. Em 2004, ela recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original pelo filme "O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei".
15) O primeiro dos dois empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator em 1932. Fredric March por O Médico e o Monstro e Wallace Beery por O Campeão. Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar um troféu às pressas. O Outro ocorreu em 68, na categoria melhor atriz, dividindo o premio: Katharine Hepburn por O Leão no Inverno e Barbra Streisand por Funny Girl - A Garota Genial.
16) Anthony Quinn teve a atuação mais curta premiada com um Oscar em 1957. Ele faturou o prêmio de coadjuvante em Sede de Viver no qual apareceu na tela por apenas oito minutos.
17) Os dois únicos atores a ganharem o prêmio de Melhor Ator por dois anos consecutivos foram: Spencer Tracy (que venceu em 1938 e 1939 por Marujo Intrépido e Com os Braços Abertos, respectivamente) e Tom Hanks (em 1994 e 1995 por Filadélfia e Forrest Gump - O Contador de Histórias). Quando Tracy ganhou seus prêmio consecutivos, tinha 37 anos. Quando isso aconteceu com Hanks, 85 anos depois, ele tinha 38.
18) A estadunidense Halle Berry, que ganhou um Oscar em 2002 por A Última Ceia, foi a primeira e única atriz negra a vencer nesta categoria.
19) Dois grandes atores já recusaram o prêmio desejado por tantos: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, porque não acreditava em competição entre atores.Brando, que já havia sido premiado em 1955 porSindicato de Ladrões e aceitou, mandou uma índia de nome Sacheen Little Feather representá-lo na entrega dos prêmios de 1973, que lhe deu o segundo Oscar por O Poderoso Chefão. Sacheen subiu ao palco na hora do anúncio da vitória de Brando, recusou o prêmio em nome dele e enfureceu a platéia e o público televisivo, com um discurso escrito pelo ator contra a opressão sofrida pelo índio norte-americano.
20) Shirley Temple, com apenas 6 anos, ganhou uma míni-estatueta simbólica em 1935 por sua contribuição ao cinema. A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974. A segunda mais jovem, a canadense Anna Paquin, só pôde assistir ao próprio filme cinco anos após sua produção. O filme O Piano, em que ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, era proibido para menores de dezesseis anos e ela só tinha onze.
21) A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 16 no total, desde 1979. Venceu duas vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em 1980, e como melhor atriz por A Escolha de Sofia, em 1983. E e o ator Jack Nicholson 12 vezes, ganhando 3, por: Um Estranho no Ninho, em 1975; Melhor Impossível, em 1997, e de ator coadjuvante em 1983, por Laços de Ternura.
22) A pessoa mais jovem a ser indicada a um Oscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.
22) A pessoa mais jovem a ser indicada a um Oscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.
23) Em toda a história, apenas duas pessoas receberam um Oscar póstumo: Peter Finch, por Rede de Intrigas, em 1976, e Heath Ledger, por O Cavaleiro das Trevas, em 2009. Outros cinco atores falecidos receberam indicação: Spencer Tracy, Massimo Troisi, Ralph Richardson, Jeanne Eagels e James Dean.
24) O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 (pelo filme "Rosa da esperança"), foi o mais longo da história: passou de 1 hora.
25) Quem ganhou mais vezes o Oscar de "Melhor Atriz" foi Katherine Hepburn. Foram quatro estatuetas ao longo da carreira. Na categoria "Melhor Ator", há um empate entre Spencer Tracy, Gary Cooper, Marlon Brando, Jack Nicholson, Fredric March, Dustin Hoffman e Tom Hanks, com 2 Oscar cada.
26) Em 1982, o ator Henry Fonda recebeu o prêmio de "Melhor Ator" pela atuação no filme "Num Lago Dourado". Ele tinha 76 anos e 317 dias quando ganhou a estatueta, o que o torna o homem mais velho a receber o Oscar de "Melhor Ator".
27) Já a grande veterana do troféu de "Melhor Atriz" é Jessica Tandy. Em 1990, aos 80 anos e 293 dias, ela foi premiada pelo filme "Conduzindo Miss Daisy".
28) O ator Peter O’Toole foi indicado 8 vezes, mas nunca ganhou um Oscar. Em 2003, ele recebeu um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra.
29) A Academia indicou a atriz Deborah Kerr 6 vezes, mas ela nunca levou uma estatueta para casa.
30) Marlon Brando e Al Pacino foram os únicos atores indicados ao Oscar por 4 anos consecutivos.
31) Aos 29 anos, Adrian Brody foi o mais jovem ator a ganhar o prêmio de "Melhor Ator" pelo filme "O Pianista" (2002).
32) A mais jovem "Melhor Atriz" foi Marlee Matlin, aos 21 anos. A atuação premiada foi no filme "Filhos do Silêncio" (1986).
33) Em 1975, o diretor Francis Ford Coppola teve dois filmes indicados ao Oscar de filme: A Conversação e O Poderoso Chefão II, em 1978, Herbert Ross repetiu a façanha com A Garota do Adeus e Momento de Decisão; e em 2001, Steven Soderbergh repetiu este feito, por Traffic e Erin Brockovich – Uma mulher de Talento.
34) Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Kirk Douglas que recebeu um Oscar honorário das mãos de seus filhos incluindo Michael Douglas em 1996 e até o gênio Charles Chaplin, que também ganhou um honorário em 1972, aos 82 anos de idade.
35) Sofia Coppola foi a primeira mulher norte-americana a ser indicada para o Oscar de "Melhor Direção", pelo filme "Encontros e Desencontros" (2003). Antes dela, a neozelandesa Jane Campion ("O Piano") e a italiana Lina Wertmuller ("Pasqualino Sete Belezas") já haviam concorrido ao prêmio em 1993 e 1976, respectivamente; e com o prêmio de "Melhor Roteiro Original", dado a Encontros e Desencontros em 2004, Sofia se tornou a terceira geração da família Coppola a ganhar estatuetas.
36) Cidade de Deus, é o filme brasileiro com mais indicações ao Oscar, no total 4, sendo elas: Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.
37) O mais jovem diretor a levar uma estatueta para casa foi Norman Taurog, pelo filme Skippy (1930). Na época, ele tinha apenas 32 anos.
38) John Singleton foi o mais jovem cineasta a ser indicado pela Academia ao prêmio de
"Melhor Diretor" pelo filme "Os Donos da Rua"(1991). John Singleton tinha 24 anos na época. Outro diretor precoce era Orson Welles, indicado aos 26 anos por sua direção em "Cidadão Kane"(1941).
39) Quem ganhou mais estatuetas na categoria "Melhor Direção" foi o americano John Ford, que levou para casa 4 dos 5 Oscars aos quais concorreu ( "Como Era Verde Meu Vale", "Depois do Vendaval", "As Vinhas da Ira" e "O Delator").
40) A atriz Sandra Bullock conseguiu a façanha de ganhar o Framboesa de Ouro e o Oscar no mesmo ano. Ganhou o Framboesa pelo filme: Maluca Paixão, e o Oscar por: Um Sonho Possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que legal que você vai comentar! Você pode entrar em contato também pelo e-mail thebestofweek@gmail.com